PROJETO REFORÇO
ESCOLAR
APRENDENDO A APRENDER
INTRODUÇÃO
“A educação é direito de todos e dever do estado e da família, será
promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno
desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua
qualificação para o trabalho.” (Constituição da República Federativa do Brasil,
1988)
Como nos garante a Constituição e como educadores, devemos oferecer algo
a mais do que já é ofertado em sala de aula, ou seja, como o reforço é
individualmente ou em pequenos grupos, então faz-se necessário adotarmos
metodologias diferenciadas. Como nos lembra SAVIANI , a dosagem de conteúdos em qualquer situações
de ensino-aprendizagem também trabalha idéias, hábitos, valores, convicções,
técnicas, símbolos etc. E, claro, sem fugir do currículo.
A metodologia é como uma carta na
manga que diferencia a forma de ensinar aprender.
JUSTIFICATIVA
O projeto
de reforço em Língua Portuguesa justifica-se pela a importância de ser
instrumento de apoio didático e pedagógico para suprir dificuldades de
aprendizagem relacionadas a conteúdos de leitura e escrita. No dia a dia da
sala de aula nem sempre é possível estar trabalhando individualmente as
dificuldades do aluno.
Trata-se,
portanto de oportunizar ao aluno e também ao professor situações de
ensino-aprendizagem voltadas a cada dificuldade específica daquele aluno. Isto
porque o número de alunos a atender é menor; é ainda mais estreita; sem falar
que o tempo de trabalho com os alunos é mais bem aproveitado.
O reforço
escolar será desenvolvido por professor Psicopedagogo , pois além do
conhecimento da pedagogia que é focada especialmente na alfabetização,
ele ainda terá com o seu conhecimento
psicopedagogico condições de descobrir e/ou identificar o por quê esse aluno
não consegue ou tem dificuldades para aprender. Em alguns
casos, o profissional psicopedagogo pode encaminhar o aluno para outros profissionais como
psicólogos, fonoaudiólogos, neurologistas, otorrinos, entre outros para
uma avaliação transdisciplinar. O período para diagnosticar o problema
psicopedagógico dura de 7 à 10 sessões de uma hora.
Portanto,
a decisão por reforçar conteúdos em Língua Portuguesa justifica-se pelo o fato
de que nas avaliações de resultados tem se percebido uma baixo desempenho de
alguns alunos tanto em avaliações realizadas na escola bimestralmente como em
avaliações da SEMEC realizada duas vezes por ano com todas as turmas da escola.
OBJETIVO GERAL
Ampliar
as possibilidades de aprendizagem dos alunos, dando-lhes oportunidades de
reforçar, aprofundar ou suprir carências dos conteúdos trabalhados na sala de
aula.
OBJETIVOS:
v A aprendizagem dos
alunos é o objetivo maior do reforço escolar.
v Ajudá-los a vencer
os obstáculos na aprendizagem e favorecer o sucesso escolar.
v Trabalhar o reforço
somente no somente no contra turno.
v Complementar os
conteúdos estudados em sala de aula para uma melhor aquisição do conhecimento
dando exclusividade a leitura e escrita.
v Desenvolver no
aluno a auto-confiança, capacidades, potencialidades afetivas e cognitivas.
v Trabalhar o
respeito desde o simples ato de jogar um papel na lixeira, o cuidado com o
patrimônio público, o cuidado com as
coisas alheias, o zelar pela natureza e respeitar o próximo como
eles são.
v Mostrar a
importância da leitura em sua vida e o valor do estudo.
v Trabalhar a importância do respeito desde a família até
a escola com colegas e professores.
META
Melhorar
o desempenho dos alunos envolvidos no projeto, começando
pela Anamnese feita diretamente com os
pais. Com base na Anamnese pode tentar desvendar de onde vem as dificuldades do
aluno.
.
METODOLOGIA
v O professor da
sala selecionará os alunos com maiores dificuldades de aprendizagem.
v O aluno deverá
participar das aulas de reforço pelo menos duas vezes por semana e durante uma a duas horas por dia – conforme
a demanda.
v Os grupos são
formados com quatro a seis alunos a cada uma/duas horas.
v As aulas de reforço
serão voltadas principalmente para a leitura e escrita.
v Para o desenvolvimento
do trabalho pode-se usar: gêneros textuais, caixas de jogos com sílabas, rimas,
bingo de palavras, palavras dentro de outras, paradidáticos, receitas,
anúncios, gibis, jornais, músicas, cruzadinhas, caça palavras, produção de
textos, ditado de palavras, frases e a leitura individual e coletiva além de
inúmeros jogos didáticos que serão produzidos com materiais de sucatas como
boliche de palavras, corridas maluca de palavras, dominó no decorrer do tempo.
v informática como
ferramenta atrativa e estimulante para o aprendizado da leitura e escrita, onde
serão desenvolvidas atividades de leitura e escrita através de jogos.
v O projeto de
reforço será realizado ao longo do ano letivo e diariamente
RECURSOS
Porta textos, jornais, revistas, folha, jogos didáticos, computador,
caneta, lápis, pincel, borracha, caderno , cola , tesoura, e.v.a, apontador, livros didático, alfabeto
móvel, cartuchos para impressão de
atividades ,estojos ou caixas de sapatos
para guardar tarjetas de palavras e frases , lápis de cor ,
cartolina.
ANAMNESE - DISTÚRBIO
DE LEITURA E ESCRITA
I-
Identificação:
Nome:
____________________________________DN: _____/_____/______
Sexo: ________________ Idade atual: ___ Naturalidade:_____________ _________________________
Escola: ________________________________________________________
Sexo: ________________ Idade atual: ___ Naturalidade:_____________ _________________________
Escola: ________________________________________________________
Série: _________________
Repetente: ( ) sim ( ) não Quantas vezes: _____________________________
Qual série: _______________________
Motivo:_________________________________________________________
Filiação :
Pai:____________________________________________________________ Idade: ____
Mãe:___________________________________________________________ Idade: ____
Repetente: ( ) sim ( ) não Quantas vezes: _____________________________
Qual série: _______________________
Motivo:_________________________________________________________
Filiação :
Pai:____________________________________________________________ Idade: ____
Mãe:___________________________________________________________ Idade: ____
Endereço:
______________________________________ N.º: ____________
Complemento: __________________ Bairro: ___________________________
Cidade: ______________________ CEP: _____________________________
Fone: ______________________
OBS:___________________________________________________________
Complemento: __________________ Bairro: ___________________________
Cidade: ______________________ CEP: _____________________________
Fone: ______________________
OBS:___________________________________________________________
Família
Até qual série estudaram o
pai e a mãe?_______________________________
Existe alguém que estuda
atualmente na casa?_________________________
Outras pessoas tem a mesma dificuldade na família? Quem?
_______________________________________________________________
Outras pessoas tem a mesma dificuldade na família? Quem?
_______________________________________________________________
Quem gosta de ler em casa?________________________________________
Gosta de ler o quê? Por quê?________________________________________
Quando lê?______________________________________________________
Em casa, alguém lê para ou com a criança? Como é a leitura?
_______________________________________________________________
Gosta de ler o quê? Por quê?________________________________________
Quando lê?______________________________________________________
Em casa, alguém lê para ou com a criança? Como é a leitura?
_______________________________________________________________
A criança pede para alguém
ajudá-la à ler? Com qual freqüência?
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
Em casa alguém tem o hábito
de ler ou escrever? O quê?
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
A criança tem horário certo
para estudar em casa?
_______________________________________________________________
Como a criança é tratada perante a família?
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
Como a criança é tratada perante a família?
_______________________________________________________________
Qual o comportamento da
criança com a família?
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
Existe alguém com quem a
criança se relaciona melhor? Quem e por quê?
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
Como a família vê a
dificuldade da criança?
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
Coma a criança se sente com
esta dificuldade?
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
Por quê acha necessária a
ajuda psicopedagógica?
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
Qual o tipo de atitude
tomada por parte da família quando a criança não consegue realizar as
atividades escolares?
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
Qual a visão da criança
perante as atitudes da família?
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
O quê a família espera do
atendimento psicopedagógico? E o aluno?
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
Escola
Como a criança se comporta
na escola?
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
Tem dificuldades de ir para
a escola?
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
Qual a matéria que mais
gosta e qual a que menos gosta? Por quê?
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
Quantas horas passa na
escola?_____________________________________
Que tipo de atividade a escola propõe e existe resistência por parte da criança em realizá-las?___________________________________________________
Gosta da escola, da professora, dos colegas e funcionários da escola?
_______________________________________________________________
Que tipo de atividade a escola propõe e existe resistência por parte da criança em realizá-las?___________________________________________________
Gosta da escola, da professora, dos colegas e funcionários da escola?
_______________________________________________________________
O que a professora fala
sobre como a criança é na escola?
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
Como ela vê a dificuldade
da criança? E como reage?
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
A criança sempre estudou na
mesma escola? Quais os nomes das escolas anteriores? Houve algum remanejamento
de sala?
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
A criança sente
inferiorizada ou excluída na
sala/escola?
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
Observações:
_______________________________
Psicopedagogo
Psicopedagogo
Data ___ / ____ / ____
ANAMNESE PARA DISTÚRBIO DE APRENDIZAGEM
Identificação
Nome:
________________________________________________________
Data de Nascimento:___ /___ / ___ Idade:
____________________________
Naturalidade:___________________________________________________
Sexo: _________________________________________________________
Endereço:______________________________________________________
Bairro:
_________________Cidade:_________________UF: _____________
Telefone: ______________________________________________________
Religião:
_______________________________________________________
Filiação:
Pai: ___________________________________________________________
Grau de Escolaridade:____________________________________________
Profissão: ______________________________________________________
Grau de Escolaridade:____________________________________________
Profissão: ______________________________________________________
Mãe:
__________________________________________________________
Grau de Escolaridade:_____________________________________________
Profissão: ______________________________________________________
Grau de Escolaridade:_____________________________________________
Profissão: ______________________________________________________
Motivo da entrevista:
Queixa: ________________________________________________________
_______________________________________________________________
Época/idade do aparecimento do problema: _________________________
_______________________________________________________________
Época/idade do aparecimento do problema: _________________________
Quem percebeu:
_________________________________________________
Tem antecedentes
Pessoais:_______________________________________
Concepção
Idade dos pais na época: Mãe_____ Pai
_____
Total de gestações: _________
Abortos? _______ Naturais:_______ Provocados: _______
Abortos? _______ Naturais:_______ Provocados: _______
A gravidez foi desejada por ambos? Sim ( ) Não
( )
Fez tratamento pré-natal? Sim ( ) Não (
)
Sofreu acidentes, quedas? Sim ( ) Não (
)
Sofreu algum tipo de cirurgia? Sim ( ) Não ( )
Qual?
Teve doença na gestação? Sim ( ) Não ( )
Qual?
Tomou alguma medicação? Sim ( ) Não ( )
Qual?
Enjôo? Sim ( ) Não ( )
Local: Casa: ________________ Maternidade:
________________________
( ) prematuro:
( ) normal
( ) cesariana ( ) prevista
( ) prematuro:
( ) normal
( ) cesariana ( ) prevista
Condições da criança:
chorou logo ao nascer? ( ) Sim ( ) Não
peso ____________ comprimento________________
Alimentação
chorou logo ao nascer? ( ) Sim ( ) Não
peso ____________ comprimento________________
Alimentação
Mamou no seio? ( ) Sim ( ) Não Por que?
Se mamou, até quando?
Mamadeira? Até quando?
Aceitou bem a alimentação? ( ) Sim ( )
Não
Como é a alimentação atual (tem bom apetite,
sim ( ) não( )
História Patológica ou antecedências.
Cirurgias Tipo:__________________Idade:
_____
Convulsões Idade: _____________________
Febre ( ) Freqüentes ( ) Controlada
Quedas com freqüências e traumatismos
Convulsões Idade: _____________________
Febre ( ) Freqüentes ( ) Controlada
Quedas com freqüências e traumatismos
Sono
( ) Tranqüilo
( ) Agitado
( ) Range dentes
( ) Terror noturno
( ) Sonambulismo
( ) Dorme de boca aberta
( ) Dorme sozinho
( ) Dorme com alguém Com quem? _________
Até quando dormiu no quarto com os pais? _____________
( ) Agitado
( ) Range dentes
( ) Terror noturno
( ) Sonambulismo
( ) Dorme de boca aberta
( ) Dorme sozinho
( ) Dorme com alguém Com quem? _________
Até quando dormiu no quarto com os pais? _____________
Desenvolvimento psicomotor
Com que idade sustentou a cabeça?
_____
Com que idade sentou-se? Com que idade engatinhou? _____
Com que idade começou a andar?
Deixa cair as coisas?
Foi forçado a usar uma mão específica?
Com que idade sentou-se? Com que idade engatinhou? _____
Com que idade começou a andar?
Deixa cair as coisas?
Foi forçado a usar uma mão específica?
Desenvolvimento da linguagem
Primeiras palavras:____________________ Primeiras frases: Apresentou problema de fala?__________ Quais?
Primeiras palavras:____________________ Primeiras frases: Apresentou problema de fala?__________ Quais?
Escolaridade
Com que idade entrou na escola?
___________Tipo:
Adaptou-se bem? ( ) Sim ( ) Não Obs.:
Escola atual:
Série e turno:
( ) Ler
( ) Escrever
( ) Coordenação motora
( ) Contar
( ) Calcular
( ) Troca letras na escrita ou na leitura
( ) Coordenação motora
( ) Contar
( ) Calcular
( ) Troca letras na escrita ou na leitura
( ) Letra ilegível
( ) Reprovação Quantas?
( ) Reprovação Quantas?
( ) Concentração
Mudou de escola?
Separa:
( ) Cores
( ) Números
( ) Dinheiro
( ) Letras
( ) Cores
( ) Números
( ) Dinheiro
( ) Letras
Sabe recortar?__________________________________________________
Apresenta tiques? _______________________________________________
Escreve muito forte ou muito fraco?__________________________________
Comportamento
Prefere brincar sozinho ou em grupos?________________________________
Adapta-se facilmente ao meio? ______________________________________
Respeita horários?________________________________________________
É líder? _________________________________________________________
Aceita ordens?___________________________________________________
Apresenta agressividade, apatia ou teimosia? __________________________
Independência
Come, veste-se, toma banho sozinho? ________________________________
Visão
Algum problema? Sim ( ) Não ( )
Usa óculos? Sim ( ) Não ( ) Desde quando?
Freqüenta o Oftalmologista? Raramente( ) nunca( )
Cirurgia? Sim ( ) Não ( ) Qual?
______________________________________
Audição
Normal? Sim ( ) Não ( )
Já foi ao Fonoaudiólogo?___________________________________________
Relacionamento
Relacionamento
Como é a relação com os
pais?_____________________________________
Como é a relação com os irmãos?
__________________________________
Comportamento emocional:
________________________________________
Tem amigos? ___________________________________________________
Como é a relação com professores e colegas?
_________________________
Como é o ambiente familiar?
_______________________________________
Como a família vê o
problema?_____________________________________
Como os pais agem em função do filho?______________________________
Análise da Entrevista
__________________________________________________________
__________________________________________________________
Como os pais agem em função do filho?______________________________
Análise da Entrevista
__________________________________________________________
__________________________________________________________
Data
___ / ____ / ____
REFERENCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL, Constituição da República Federativa. Brasília –
DF: 1988
LDB. 9.394/96 Lei das Diretrizes e Bases da Educação
Nacional. Brasília – DF: 1996.
SAVIANI, N. Saber escolar, currículo e didática:
problemas de unidade conteúdo/método no processo pedagógico. Campinas, 1994.
Achei o projeto mto bom, mas o q é realmente interessante são as fichas de avaliação. Quem irá analisá-las?
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