segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013


PROJETO REFORÇO ESCOLAR
APRENDENDO A APRENDER


  
INTRODUÇÃO

          “A educação é direito de todos e dever do estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.” (Constituição da República Federativa do Brasil, 1988)
Como nos garante a Constituição e como educadores, devemos oferecer algo a mais do que já é ofertado em sala de aula, ou seja, como o reforço é individualmente ou em pequenos grupos, então faz-se necessário adotarmos metodologias diferenciadas. Como nos lembra SAVIANI ,  a dosagem de conteúdos em qualquer situações de ensino-aprendizagem também trabalha idéias, hábitos, valores, convicções, técnicas, símbolos etc. E, claro, sem fugir do currículo.
A metodologia é como uma carta na manga que diferencia a forma de ensinar aprender.   



JUSTIFICATIVA
O projeto de reforço em Língua Portuguesa justifica-se pela a importância de ser instrumento de apoio didático e pedagógico para suprir dificuldades de aprendizagem relacionadas a conteúdos de leitura e escrita. No dia a dia da sala de aula nem sempre é possível estar trabalhando individualmente as dificuldades do aluno.
Trata-se, portanto de oportunizar ao aluno e também ao professor situações de ensino-aprendizagem voltadas a cada dificuldade específica daquele aluno. Isto porque o número de alunos a atender é menor; é ainda mais estreita; sem falar que o tempo de trabalho com os alunos é mais bem aproveitado.
O reforço escolar será desenvolvido por professor Psicopedagogo , pois  além do  conhecimento da pedagogia que é focada especialmente na alfabetização, ele ainda terá com o seu  conhecimento psicopedagogico condições de descobrir e/ou identificar o por quê esse aluno não consegue ou tem dificuldades para aprender. Em alguns casos, o profissional psicopedagogo pode encaminhar o aluno para outros profissionais como psicólogos, fonoaudiólogos, neurologistas, otorrinos,  entre outros para uma avaliação transdisciplinar. O período  para diagnosticar o problema psicopedagógico dura de 7 à 10 sessões de uma hora.
Portanto, a decisão por reforçar conteúdos em Língua Portuguesa justifica-se pelo o fato de que nas avaliações de resultados tem se percebido uma baixo desempenho de alguns alunos tanto em avaliações realizadas na escola bimestralmente como em avaliações da SEMEC realizada duas vezes por ano com todas  as turmas da escola.


OBJETIVO GERAL
Ampliar as possibilidades de aprendizagem dos alunos, dando-lhes oportunidades de reforçar, aprofundar ou suprir carências dos conteúdos trabalhados na sala de aula.


OBJETIVOS:
v A aprendizagem dos alunos é o objetivo maior do reforço escolar.
v Ajudá-los a vencer os obstáculos na aprendizagem e favorecer o sucesso escolar.
v Trabalhar o reforço somente no  somente no contra turno.
v Complementar os conteúdos estudados em sala de aula para uma melhor aquisição do conhecimento dando exclusividade a leitura e escrita.
v Desenvolver no aluno a auto-confiança, capacidades, potencialidades afetivas e cognitivas.
v Trabalhar o respeito desde o simples ato de jogar um papel na lixeira, o cuidado com o patrimônio público, o cuidado com as coisas alheias, o zelar pela  natureza e respeitar  o próximo como eles são.
v Mostrar  a importância da leitura em sua vida e o valor do estudo.
v Trabalhar  a importância do respeito desde a família até a escola com colegas e professores.

META
Melhorar o desempenho dos alunos envolvidos no projeto, começando pela Anamnese  feita diretamente com os pais. Com base na Anamnese pode tentar desvendar de onde vem as dificuldades do aluno.
.

METODOLOGIA
v O professor da sala selecionará os alunos com maiores dificuldades de aprendizagem.
v O aluno deverá participar das aulas de reforço pelo menos duas vezes por semana  e durante uma a duas horas por dia – conforme a demanda.
v Os grupos são formados com quatro a seis alunos a cada uma/duas horas.
v As aulas de reforço serão voltadas principalmente para a leitura e escrita.
v Para o desenvolvimento do trabalho pode-se usar: gêneros textuais, caixas de jogos com sílabas, rimas, bingo de palavras, palavras dentro de outras, paradidáticos, receitas, anúncios, gibis, jornais, músicas, cruzadinhas, caça palavras, produção de textos, ditado de palavras, frases e a leitura individual e coletiva além de inúmeros jogos didáticos que serão produzidos com materiais de sucatas como boliche de palavras, corridas maluca de palavras, dominó no decorrer do tempo.
v informática como ferramenta atrativa e estimulante para o aprendizado da leitura e escrita, onde serão desenvolvidas atividades de leitura e escrita através de jogos.
v O projeto de reforço será realizado ao longo do ano letivo e diariamente

RECURSOS

 Porta textos, jornais, revistas, folha, jogos didáticos, computador, caneta, lápis,  pincel, borracha, caderno , cola , tesoura,  e.v.a, apontador,  livros didático,  alfabeto móvel,  cartuchos para impressão de atividades ,estojos ou caixas de sapatos  para guardar tarjetas de palavras e frases ,  lápis de cor , cartolina.



ANAMNESE - DISTÚRBIO DE LEITURA E ESCRITA
I- Identificação:
Nome: ____________________________________DN: _____/_____/______
Sexo: ________________ Idade atual: ___ Naturalidade:_____________ _________________________
Escola: ________________________________________________________
Série: _________________
Repetente: ( ) sim ( ) não Quantas vezes: _____________________________
Qual série: _______________________
Motivo:_________________________________________________________
Filiação :
Pai:____________________________________________________________ Idade: ____
Mãe:___________________________________________________________ Idade: ____
Endereço: ______________________________________ N.º: ____________
Complemento: __________________ Bairro: ___________________________
Cidade: ______________________ CEP: _____________________________
Fone: ______________________
OBS:___________________________________________________________
Família
Até qual série estudaram o pai e a mãe?_______________________________
Existe alguém que estuda atualmente na casa?_________________________
Outras pessoas tem a mesma dificuldade na família? Quem?
_______________________________________________________________
Quem gosta de ler em casa?________________________________________
Gosta de ler o quê? Por quê?________________________________________
Quando lê?______________________________________________________
Em casa, alguém lê para ou com a criança? Como é a leitura?
_______________________________________________________________
A criança pede para alguém ajudá-la à ler? Com qual freqüência?
_______________________________________________________________
Em casa alguém tem o hábito de ler ou escrever? O quê?
_______________________________________________________________
A criança tem horário certo para estudar em casa?
_______________________________________________________________
Como a criança é tratada perante a família?
_______________________________________________________________
Qual o comportamento da criança com a família?
_______________________________________________________________
Existe alguém com quem a criança se relaciona melhor? Quem e por quê?
_______________________________________________________________
Como a família vê a dificuldade da criança?
_______________________________________________________________
Coma a criança se sente com esta dificuldade?
_______________________________________________________________
Por quê acha necessária a ajuda psicopedagógica? 
_______________________________________________________________
Qual o tipo de atitude tomada por parte da família quando a criança não consegue realizar as atividades escolares?
_______________________________________________________________
Qual a visão da criança perante as atitudes da família?
_______________________________________________________________
O quê a família espera do atendimento psicopedagógico? E o aluno?
_______________________________________________________________
Escola
Como a criança se comporta na escola?
_______________________________________________________________
Tem dificuldades de ir para a escola? 
_______________________________________________________________
Qual a matéria que mais gosta e qual a que menos gosta? Por quê?
_______________________________________________________________
Quantas horas passa na escola?_____________________________________
Que tipo de atividade a escola propõe e existe resistência por parte da criança em realizá-las?___________________________________________________
Gosta da escola, da professora, dos colegas e funcionários da escola?
_______________________________________________________________
O que a professora fala sobre como a criança é na escola?
_______________________________________________________________
Como ela vê a dificuldade da criança? E como reage?
_______________________________________________________________
A criança sempre estudou na mesma escola? Quais os nomes das escolas anteriores? Houve algum remanejamento de sala?
_______________________________________________________________
A criança sente inferiorizada  ou excluída na sala/escola? 
_______________________________________________________________

Observações:

_______________________________
Psicopedagogo
Data ___ / ____ / ____





ANAMNESE PARA DISTÚRBIO DE APRENDIZAGEM



Identificação  
Nome: ________________________________________________________  
Data de Nascimento:___ /___ / ___ Idade: ____________________________  
Naturalidade:___________________________________________________   
Sexo: _________________________________________________________  
Endereço:______________________________________________________ 
Bairro: _________________Cidade:_________________UF: _____________ 
Telefone: ______________________________________________________ 
Religião: _______________________________________________________ 
Filiação:  
Pai: ___________________________________________________________
Grau de  Escolaridade:____________________________________________
Profissão: ______________________________________________________ 
Mãe: __________________________________________________________
Grau de Escolaridade:_____________________________________________
Profissão: ______________________________________________________
Motivo da entrevista:  
Queixa: ________________________________________________________
_______________________________________________________________
Época/idade do aparecimento do problema: _________________________
Quem percebeu: _________________________________________________
Tem antecedentes Pessoais:_______________________________________  
Concepção  
Idade dos pais na época: Mãe_____ Pai _____  
Total de gestações: _________
Abortos? _______ Naturais:_______ Provocados: _______  
A gravidez foi desejada por ambos? Sim ( ) Não ( )
Fez tratamento pré-natal? Sim ( ) Não ( ) 
Sofreu acidentes, quedas? Sim ( ) Não ( ) 
Sofreu algum tipo de cirurgia? Sim ( ) Não ( ) Qual? 
Teve doença na gestação? Sim ( ) Não ( ) Qual? 
Tomou alguma medicação? Sim ( ) Não ( ) Qual? 
Enjôo? Sim ( ) Não ( )  
Condições psicológicas durante a gravidez: 
Parto  
Local: Casa: ________________ Maternidade: ________________________ 
( ) prematuro:
( ) normal
( ) cesariana ( ) prevista
Condições da criança:
chorou logo ao nascer? ( ) Sim ( ) Não
peso ____________ comprimento________________ 
Alimentação  
Mamou no seio? ( ) Sim ( ) Não Por que? 
Se mamou, até quando?
Mamadeira? Até quando? 
Aceitou bem a alimentação? ( ) Sim ( ) Não  
Como é a alimentação atual (tem bom apetite, sim ( ) não( ) 
História Patológica ou antecedências.  
Doenças nervosas, epilepsia,Meningite,Desidratação grave, Complicação com alguma vacina Qual?
Cirurgias Tipo:__________________Idade: _____
Convulsões Idade: _____________________
Febre ( ) Freqüentes ( ) Controlada
Quedas com freqüências e traumatismos   
Sono  
( ) Tranqüilo 
( ) Agitado 
( ) Range dentes
( ) Terror noturno 
( ) Sonambulismo 
( ) Dorme de boca aberta 
( ) Dorme sozinho 
( ) Dorme com alguém Com quem? _________
Até quando dormiu no quarto com os pais? _____________ 
Desenvolvimento psicomotor  
Com que idade sustentou a cabeça? _____ 
Com que idade sentou-se? Com que idade engatinhou? _____ 
Com que idade começou a andar?
Deixa cair as coisas?
Foi forçado a usar uma mão específica?
Desenvolvimento da linguagem 
Primeiras palavras:____________________ Primeiras frases: Apresentou problema de fala?__________ Quais?
Escolaridade  
Com que idade entrou na escola? ___________Tipo:
Adaptou-se bem? ( ) Sim ( ) Não Obs.: 
Escola atual:
Série e turno:
Dificuldade para: 
( ) Ler
( ) Escrever
( ) Coordenação motora
( ) Contar
( ) Calcular
( ) Troca letras na escrita ou na leitura
( ) Letra ilegível
( ) Reprovação Quantas?
( ) Concentração 
Mudou de escola?  
Separa: 
( ) Cores
( ) Números
( ) Dinheiro 
( ) Letras  
Sabe recortar?__________________________________________________  
Apresenta tiques? _______________________________________________ 
Escreve muito forte ou muito fraco?__________________________________
Comportamento  
Prefere brincar sozinho ou em grupos?________________________________
Adapta-se facilmente ao meio? ______________________________________
Respeita horários?________________________________________________
É líder? _________________________________________________________
Aceita ordens?___________________________________________________ 
Pratica esportes? _________________________________________________
Apresenta agressividade, apatia ou teimosia? __________________________
Independência  
Come, veste-se, toma banho sozinho? ________________________________
Visão  
Algum problema? Sim ( ) Não ( ) 
Usa óculos? Sim ( ) Não ( ) Desde quando?
Freqüenta o Oftalmologista? Raramente( )  nunca( )
Cirurgia? Sim ( ) Não ( ) Qual? ______________________________________ 
Audição  
Normal? Sim ( ) Não ( ) 
Já foi ao Fonoaudiólogo?___________________________________________
Relacionamento  
Como é a relação com os pais?_____________________________________ 
Como é a relação com os irmãos? __________________________________  
Comportamento emocional: ________________________________________ 
Tem amigos? ___________________________________________________  
Como é a relação com professores e colegas? _________________________ 
Como é o ambiente familiar? _______________________________________ 
Como a família vê o problema?_____________________________________
Como os pais agem em função do filho?______________________________
Análise da Entrevista
__________________________________________________________
__________________________________________________________
_______________________________
Psicopedagogo
Data ___ / ____ / ____






REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL, Constituição da República Federativa. Brasília – DF: 1988
LDB. 9.394/96  Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília – DF: 1996.
PESQUISA. WWW.google.com.br
SAVIANI, N. Saber escolar, currículo e didática: problemas de unidade conteúdo/método no processo pedagógico. Campinas, 1994.


Um comentário:

  1. Achei o projeto mto bom, mas o q é realmente interessante são as fichas de avaliação. Quem irá analisá-las?

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